Cursos e carreiras que estão em alta em 2021

Conhecer as profissões em alta é importante, tanto para quem está em busca de oportunidades de emprego, como também antes de fazer a escolha do curso para o vestibular

Com a pandemia da Covid-19, o mercado de trabalho passou por uma reformulação em relação às oportunidades de carreira e, consequentemente, essa mudança interferiu também na escolha dos cursos de graduação. As áreas da saúde, tecnologia e criação de conteúdo tiveram um aumento de oportunidades. E, devido a estas experiências positivas em tempos de crise, algumas profissões estarão em alta durante todo o ano de 2021 e também nos seguintes.

“Algumas graduações, como medicina, sempre estão em alta, tanto no mercado, como entre os cursos escolhidos pelos alunos. Entretanto, com a chegada da pandemia, a procura por estes profissionais quadriplicou e foi preciso antecipar a formatura dos graduandos para ajudar nos hospitais. Sempre orientamos nossos alunos a observar as mudanças no mercado e o que está sendo proposto no presente e futuro, como também elencamos algumas das profissões que já existem e são promissoras, e as que podem surgir”,

explicou José Veiga Neto, supervisor pedagógico do Colégio GGE.

Dentre os profissionais que mais se destacaram desde o fim do ano passado até o momento, foram os médicos, enfermeiros e profissionais da saúde com especialização, pois a Covid-19 trouxe ao Sistema Único de Saúde (SUS) e aos hospitais particulares a necessidade de profissionais especializados, devido ao momento pandêmico.

Com o isolamento social, o segmento que já vinha ganhando espaço, mas que cresceu de forma exorbitante foi o e-Commerce. Com isso, a procura por desenvolvedores, analistas de sistema, programadores e designers foi significante e o mercado percebeu com isso que, por mais que venha crescendo a busca por graduação em tecnologia, o país ainda sofre com a falta de mão de obra especializada neste setor.

E como uma profissão aquecida puxa a outra, o marketing digital, que não era novidade como um curso promissor, começou a agregar profissionais de outras áreas, para não perder a oportunidade do mercado, uma vez que as empresas remodelaram a forma de abordar seus negócios e passaram a investir em publicidade voltada ao público das mídias digitais. O crescimento desta área, de um ano para o outro foi de 74%, causando a migração de profissionais do jornalismo, marketing e publicidade para a produção de conteúdo digital.

Conhecer as profissões em alta é importante, tanto para quem está em busca de oportunidades de emprego, como também antes de fazer a escolha do curso para o vestibular ou Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

“O que nossa equipe busca transmitir aos nossos alunos é observar sempre o mercado de trabalho e estudar o qual o curso que está em ascensão. Porém, alertamos que é mais importante que eles escolham a opção que consiga unificar a busca do mercado e o que eles querem realmente cursar, possuem uma certa vocação. Esta escolha é bem importante, pois será a sua profissão no futuro. Então a receita é buscar exercer aquilo que gosta e não perder as oportunidades que o mercado pode trazer”, concluiu Veiga.

Notícias Relacionadas

Vem aí o Encontro de Profissões 2019

A escolha de um curso superior costuma ser muito difícil para…

Encontro de Profissões 2018: Confira a palestra sobre Direito, com Robson Freitas

Aperte o play e assista ao vídeo da palestra de Robson Freitas,…
0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.