No primeiro semestre, nossas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental 1 participaram de palestra sobre Arquelogia e Patrimônio Cultural, realizada nas unidades Benfica e Boa Viagem. A arqueóloga da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Rúbia Nogueira conduziu a palestra, explicando para nossos alunos toda a trajetória dos achados arqueológicos, desde os estudos das escavações até suas fotos estarem disponíveis nos livros didáticos.

A paleontologia vem do grego (palaiós= antigo + óntos= ser + lógos= estudo) e é uma especialidade da biologia, que tem o objetivo de estudar a vida do passado da Terra e a sua evolução ao longo do tempo. O objeto de estudo do paleontólogo são os fósseis, que consistem em restos e indícios de animais e vegetais que ficaram preservados nas rochas, sendo estudados para sabermos mais sobre as origens dos habitantes durante o passado geológico. Os profissionais da área buscam fazer a ligação entre as ciências geológicas e as ciências biológicas.

Hoje em dia, o interesse pela história do nosso planeta é de todos, não mais se restringindo aos cientistas e universidades. Através de estudos paleontológicos é possível explicar desde a diversidade, a afinidade e a distribuição geográfica dos grupos biológicos atuais. Sendo importante para compreendermos a evolução dos seres vivos, as mudanças que as espécies sofreram ao decorrer do tempo, as características adquiridas e perdidas da fauna e flora. Além disso, podemos entender mais sobre os ambientes antigos (paleoambientes), os climas antigos (paleoclimatologia) e geografia antiga (paleogeografia).

Ao estudar os fósseis e tendo como base o conhecimento dos seres vivos atuais, é possível deduzir dos organismos do passado o modo de vida, tipo de locomoção, trófico e de reprodução. A Paleontologia tem várias áreas, como Paleobiologia que estuda os conceitos evolutivos e ecológicos, como Paleozoologia que estuda os fósseis dos animais, Paleobotânica que estuda os fósseis das plantas, Biocronologia que estuda o desenvolvimento temporal dos acontecimentos paleobiológicos e entre outras variações.

Gostou do assunto? Então, aperte o play e confira os melhores momentos da palestra sobre Arquelogia e Patrimônio Cultural:

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.