Confira dicas de Matemática para o Enem

Professor de Matemática do Colégio GGE, Marconi Sousa dá dicas da disciplina para os feras que vão disputar uma vaga na universidade este ano, através das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). E começa reforçando o alerta: a prova do Enem é “extremamente contextualizada”. “Sempre digo que a prova de Matemática pontua mais, é o que dá a nota do segundo dia do Enem”, alerta.

“As questões conseguem trazer o cotidiano para o papel, fogem do que era usual antes: uma prova direta e engessada”, explica Marconi. O professor orienta que é preciso ter muita calma na leitura da prova, analisar o que a questão diz e aplicar o conceito matemático. “O imediatismo acabou. O aluno tem que ler, interpretar e ter cuidado quando marcar as alternativas”, enfatiza.

E onde está o “x” da questão? Justamente no que se costumava chamar popularmente de “casca de banana” e que o professor Marconi chama de “distrator”. “Você tem cinco alternativas – A, B, C, D, E – onde uma é absurda, uma é a verdadeira e há três em que a banca do Enem pensou nas possibilidades de erro para formular, perguntando: na posição de aluno, como você erraria?”. Então, todo cuidado é pouco!

Ao Blog do Enem, o professor listou alguns alertas:

  • Atenção aos gráficos:“são extremamente recorrentes no Enem, não existe Enem sem gráficos. Como são uma habilidade visual, eles pontuam bastante. Questões de conhecimento amplo sempre pontuam mais”.
  • Estatística é indispensável: “o aluno trabalhar com média, moda e mediana. Para você ter uma ideia, não teve nenhuma edição do Enem que não tenha caído este assunto”.
  • Atenção à matemática básica: “regra de três, porcentagem, juros (que vem caindo mais nesses últimos anos), razão, proporção, escala, são importantes. Escala nada mais é que uma medida matemática que você designa pegar uma coisa grande e passar para o papel. Um arquiteto, que pega um monumento e o coloca no papel, é através de escala. Sempre cai”.

Quer mais dicas? Assista ao vídeo completo do professor de matemática do GGE:

Aproveite e veja também

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.