No início de fevereiro, lançamos oficialmente o Dream Game para nossas turmas do 7º e 9º anos do Ensino Fundamental 2, das unidades Boa Viagem, Caruaru e Paissandu.

É inegável o encantamento que as novas tecnologias provocam. Para crianças e adolescentes, a atração causada pelas telas é ainda maior, principalmente porque as novas gerações são ainda mais íntimas das mídias digitais, presentes em seu dia a dia desde os primeiros anos de vida. E se, além de funcionar como entretenimento, esses recursos pudessem servir também como método de aprendizado nas mais diferentes áreas?

Pois é exatamente essa a ideia que move os profissionais de tecnologia que desenvolvem jogos, aplicativos e demais produtos voltados à educação na fase escolar. Aqui no Colégio GGE, foram as bitcoins, moedas famosas do mundo digital, que inspiraram nosso sócio-diretor Herbetes de Hollanda a conceber o Dream Game, jogo exclusivo criado para os alunos testarem os conhecimentos adquiridos nas aulas.

Com nome escolhido em alusão à missão da escola de ajudar os alunos a realizarem seus sonhos, o Dream Game é também uma plataforma através do qual os estudantes fortalecem valores, recebem recompensas por bom comportamento e são estimulados a serem competitivos de forma saudável.
“Meu desafio era trazer uma inovação tecnológica que contemplasse os principais valores da vida escolar: estudo e comportamento. A partir daí, desenvolvi a lógica, os critérios, algoritmos e ícones e, em parceria com um programador, conseguimos finalizar o produto”, explica Herbetes.

Após baixar o aplicativo, o aluno tem acesso a conteúdos de linguagem, ciências humanas, ciências da natureza e matemática, competências abordadas em vestibulares e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A cada resposta correta, o jogador ganha uma moeda chamada braincoin. Já as heartcoins são concedidas pelos professores e equipe pedagógica pelo bom comportamento em sala de aula. Pelo aplicativo, o aluno consegue acompanhar, em tempo real, como está seu desempenho.

Uma vez acumuladas, as moedas podem ser trocadas, através de uma loja virtual disponível no aplicativo do Dream Game, por diversos brindes reais, como bicicleta, aparelhos eletrônicos, lanches, fardamentos, ingressos para cinema, materiais esportivos, livros e até por pontuação extra em algumas disciplinas. Confira a seguir um vídeo sobre a lojinha do Dream Game:

“Como no sistema financeiro real, os resultados vêm com o tempo de investimento. Quanto mais os alunos investirem no estudo, na conduta ética e de respeito, mais serão recompensados com uma formação superior de qualidade e sairão da escola preparados para a vida. As braincoins e heartcoins são um combustível para que eles possam conquistar essa fortuna”, comenta Tayguara Velozo, gestor pedagógico do Ensino Fundamental 2 e Médio.

CONQUISTAS

Entre os aspectos positivos do uso de tecnologias como os jogos digitais no ambiente escolar está a manutenção do interesse dos alunos pelo processo de educação. Computadores, tablets e smartphones se tornam aliados da aprendizagem, fazendo com que ele vá além da sala de aula.

“A internet tem seu lado de contribuição positiva quando bem utilizada, pois nem tudo que é interativo é educacional. Quem dá esse sentido é o educador que, estando preparado para fazer essa mediação, utiliza dos recursos da internet para incentivar seus alunos, mantendo o seu papel de intermediador e formador de conhecimento, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem”, pontua Tayguara Veloso.

É importante lembrar que o excesso no uso das tecnologias nunca é saudável, por isso a escola e os pais devem manter uma rotina de diálogo para que, juntos, acompanhem tanto o desempenho acadêmico quanto o comportamental das crianças e adolescentes.

Gostou? Então, confira a seguir as fotos do lançamento do Dream Game para as turmas do 7º e 9º ano em 2020: