A festa de aniversário é um evento social, um marco físico, que mostra para a criança que as pessoas envelhecem e a comemoração funciona como um ritual de passagem para elas. Para ajudar a compreenderem melhor o processo de mudança de idade, já não existe uma alteração física drástica como acontece na adolescência, as festas funcionam como uma experiência importante, que ajuda o cognitivo e o emocional das crianças a compreenderem a passagem dos anos e seu amadurecimento.

A palavra aniversário tem origem no latim e significa aquilo que se faz ou volta a fazer todos os anos. Já a tradição de se fazer o bolo e apagar as velinhas, tendo em volta familiares e amigos, começou na Grécia e na Europa. A lenda conta que a criança nascia com um espírito protetor, que velava por ela durante toda a sua vida. Então, para renovar as bênçãos, era decorado um bolo de mel redondo, acendiam velas e as pessoas queridas faziam pedidos de felicidades e proteção para o aniversariante, que seriam levados pelas chamas aos deuses. Dessa maneira, os presentes e o ato de partilhar a comida serviam como uma proteção extra para que se tivesse um bom ano.

A música “Happy Birthday to You”  (tradução livre: Parabéns para você) foi criada pelas irmãs e professoras norte-americanas Mildred J. Hill e Patty Hill para os dias de aniversário de seus alunos, após o sucesso da música “Good Morning to All” (tradução livre: Bom dia a todos), criada para saudá-los quando chegavam para aula. Em 1942, a versão brasileira foi criada por Bertha Celeste para um concurso de rádio.

O Colégio GGE valoriza esse momento tão importante para o desenvolvimento dos nossos pequenos alunos. No Ensino Fundamental 1, uma vez por mês, cada turminha reserva o horário do recreio para celebrar mais um ano de vida dos aniversariantes das unidades Benfica, Boa Viagem e Caruaru. Os alunos têm a ajuda da professora para decorar a sala com temáticas diferentes e organizar a mesa com docinhos, salgadinhos, bolo e sacolas surpresas.

Confira a seguir as fotos das turminhas do Fundamental 1 nas festinhas dos aniversariantes dos meses de janeiro e fevereiro:

6 respostas
    • ggeweb2012 says:

      Olá, Danielle! Tudo bem? Para poder ver todas as fotos é só clicar em CARREGAR MAIS logo abaixo das primeiras fotos, até aparecer as que você deseja ver. Agradecemos pelo contato!

      Responder
  1. CLARICE says:

    Não achei fotos dos meus filhos que aniversariam em fevereiro: Luca 2o ano e Marina do 5o ano, ambos de Caruaru.

    Responder
    • ggeweb2012 says:

      Olá, Clarice! Tudo bem? O álbum foi atualizado com mais fotos. Para poder ver todas as fotos é só clicar em CARREGAR MAIS logo abaixo das primeiras fotos, até aparecer as que você deseja ver. Agradecemos pelo contato!

      Responder
    • ggeweb2012 says:

      Olá, Thyara! Tudo bem? Para poder ver todas as fotos é só clicar em CARREGAR MAIS logo abaixo das primeiras fotos, até aparecer as que você deseja ver. Agradecemos pelo contato!

      Responder

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.