Em maio, nossas turminhas do 1º ano do Ensino Fundamental 1, da unidade Caruaru, visitaram o Alto do Moura em saída pedagógica. O bairro possui um importante polo de produção de artesanato, destacando-se os trabalhos com barro que retratam o cotidiano típico do Nordeste brasileiro, sendo Mestre Vitalino seu artesão mais conhecido

O passeio teve início no Ateliê Família Mestra Terezinha Gonzaga, onde nossos alunos conheceram como são feitas as peças de barro, quais os processos que passam até ficarem prontas para comercialização. Em seguida, eles conheceram o Ateliê Mestra Marliete Rodrigues, cuja artesã é conhecida por suas peças tão pequeninas e tem até uma delas registrada no Guiness Book como a menor do mundo.

A excursão seguiu para o Museu do Mestre Vitalino, local em que morou Vitalino Pereira dos Santos entre 1909 e 1963, onde estão expostas suas principais peças, objetos pessoais, fotografias, mostrando um pouco da história do famoso artesão caruaruense. As crianças ficaram encantadas em conhecer a história do Mestre Vitalino e de seus discípulos. Depois, elas vivenciaram uma ação do projeto Ciranda Literária, na qual realizaram um piquenique cultural, que no lugar de alimentos trazia livros sobre a cultura nordestina.

Durante o passeio, os olhinhos dos alunos brilharam ao contemplar o cotidiano do povo nordestino em cada peça feita de barro e se encantaram com o talento dos artesãos caruaruenses. A excursão ofereceu para as turminhas uma vivência rica e significativa sobre a arte que fez a princesa do Agreste ficar conhecida mundialmente.

Confira a seguir as fotos dos alunos do 1º ano do Fundamental 1 em visita ao Alto do Moura:

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.