Durante a II unidade, nossas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental 2 participaram de aulas práticas sobre Proteínas e Carboidratos, realizadas nas unidades Boa Viagem, Caruaru e Paissandu. O objetivo da experiência foi mostrar aos alunos que as proteínas são formadas por moléculas de aminoácidos, cujas funções principais são atuar na estrutura da célula, participando de quase todas as reações químicas vitais (enzimas) e sendo ainda responsáveis pela produção de anticorpos, responsáveis pela defesa do nosso organismo.

As turmas aprenderam também que os carboidratos (poliidroxialdeídos ou poliidroxicetons) são moléculas que desempenham uma variedade de funções, como fonte de energia (amido e glicogênio), reserva energética, estrutural e precursor de outras moléculas.

A dinâmica demonstrou que, por meio de um estudo bioquímico, é possível identificar em alimentos as proteínas e os carboidratos, utilizando lugol para identificação de amido, sendo a coloração preta ou marrom na presença de amido e permanecendo caramelo (cor do reagente) caso este não esteja presente. Os participantes usaram, em dois tubos, o hidróxido de sódio, sulfato de cobre e clara de ovo para visualizarem a presença da proteína na clara do ovo pela cor roxa.

Estudos demonstram que as aulas práticas são muitos mais eficientes, promovem um melhor entendimento da parte teórica, absorção do conhecimento e também servem como grande estímulo para a participação dos alunos. Quando os estudantes são inseridos no laboratório, eles deixam de ser meros observadores para se tornarem agentes atuantes na sua aprendizagem. Este tipo de metodologia não apenas reforça os conteúdos trabalhados em sala de aula, como também estimula o interesse pelo aprendizado e a busca pelo conhecimento.

Gostou? Então, Confira a seguir as fotos das turmas do 9º ano em aula prática de Biologia da II unidade:

Boa Viagem

Caruaru

Paissandu

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.