Na tarde do dia 31 de outubro, nossos alunos do Ensino Médio, Pré-Enem e Pré-Medicina participaram do Aulão Tira-Teima Enem 2018, realizado no Teatro Guararapes. O evento contou com a presença de 2 mil pessoas e foi destaque na imprensa, com matérias na TV Jornal e na TV Tribuna, que apresentaram o ponto de vista de alunos, professores e equipe pedagógica.

O objetivo foi fazer um aulão diferente, com tempo tanto para revisão, como para descontração e reflexão sobre a preparação para as duas etapas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecem nos dias 4 e 11 de novembro. Nossos professores das quatro áreas do conhecimento (Linguagens e Códigos, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e Ciências Humanas) deram um show no palco, passando os assuntos que irão compor as provas através de atividades lúdicas e divertidas.

Apesar de toda preparação, as expectativas de todos aumentam nessa fase final, como a de nossa aluna Maria Luiza Pereira, que disse em reportagem para a TV Jornal que está super preparada, ansiosa e tem a certeza que vai dar tudo certo. João Paulo Vieira também deu seu depoimento, falando que é preciso ficar cada vez mais tranquilo, que os professores estão ajudando a passar tranquilidade para eles e agora é hora de respirar e descansar para ir com tudo para o Enem.

Para não deixar a ansiedade tomar contato e atrapalhar o desempenho, nosso professor Filipe Domingues explicou que os feras só devem estudar até a sexta-feira que antecede o exame, no sábado é momento de relaxamento, de ir ao cinema e de namorar. Já nosso professor Eduardo Pereira disse que quanto mais o aluno se esforçou, mais confiança ele tem nesse momento final, afirmando que existem ainda aqueles que querem correr atrás no finalzinho, porém seguramente faz a maior diferença preparar o aluno no decorrer do ano.

Para complementar, nossa psicóloga do Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (SOEP) Camila Gueiros explicou que a família tem um papel importantíssimo nesse momento, passando segurança para o aluno, pois nada melhor do que a mãe, o pai ou alguém de confiança para prestar esse suporte e deixá-lo mais tranquilo. Nossa psicóloga Sandra Sales finalizou a entrevista falando da importância de visitar o local da prova com antecedência para saber quanto tempo demora o trajeto, bem como deixar todos os documentos necessários em mãos, usar uma roupa confortável e estar atento à qualidade do sono e da alimentação, que fazem total diferença para a hora da prova.

Confira a íntegra das matérias nos portais da TV Tribuna e da TV Jornal e veja a seguir cobertura fotográfica do Aulão Tira Teima Enem 2018: