“Esse é um tema bastante relevante no período em que vivemos, principalmente considerando todas as transformações físicas e emocionais da adolescência. É importante para os pais se aproximarem da realidade de seus jovens. Por isso, é preciso, antes de tudo, se pensar em autoconceito. Isso representa para os adolescentes a construção individual e particular do que eles pensam sobre si. Quanto mais se aproxima da realidade deles, mais se consegue entender os adolescentes e a forma como eles expressam isso no mundo. Essa compreensão ajuda a fortalecer o relacionamento e a construir uma base sólida”, afirma a psicóloga Thaís Oliveira.
Além da construção da autoestima e de como este processo é importante para que o adolescente possa se reconhecer, se identificar e construir um posicionamento seguro da sua personalidade, o podcast também fala sobre como a família pode e deve ser uma referência forte na vida do jovem. “família precisa entender que são referencias fortes na vida do jovem e que é preciso que haja espaço para os diálogos”, pontua Nathália Figueiredo.
Vale ressaltar que o Colégio GGE possui diversos projetos desenvolvidos com o intuito de fortalecer e abordar a inteligência emocional dos alunos. Para a campanha do Setembro Amarelo, na Educação Infantil, por exemplo, o tema foi trabalhado ajudando as crianças a nomear as emoções. Mais na frente, no Ensino Fundamental 1, os alunos foram incentivados a entender como as emoções aparecem neles e nas outras pessoas, através da regulação emocional. Em seguida, no Ensino Fundamental 2, as crianças trabalharam sobre como se autorregular suas emoções. Já no Ensino Médio, o foco é foi o fortalecimento da saúde emocional.
“Trabalhamos setembro como mês de conscientização da nossa saúde e de quem está ao nosso redor. É um mês de reflexão sobre a importância de valorização da vida. Mas, em todo o ano, o tema é tratado e estamos sempre realizando o acompanhamento dos alunos e o atendimento aos pais”, ressalta Liliane Nascimento.
Deixe uma Resposta
Deseja deixar seu comentário?Comente e participe! Sua opinião é muito importante.