Dicas: Como conseguir nota mil na redação?

Com a prática frequente de ler e escrever o aluno consegue chegar a tão sonhada nota máxima nas redações dos vestibulares

Todos os anos, muitos alunos se preparam para as provas dos vestibulares, sendo o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) um dos mais importantes e concorridos. Entretanto, a principal preocupação dos alunos, além dos pesos das matérias específicas, é a nota da redação. No Enem de 2021, apenas 10 alunos de todo o país obtiveram a nota mil na redação, demonstrando que, apesar de possível, não é fácil atingir esta pontuação.

Isto se dá porque alguns estudantes acreditam que devem se dedicar à prática da redação apenas nos últimos anos do Ensino Médio, como também pensam que é apenas seguir algumas regras e vão se dar bem, e terminam não conseguindo o objetivo desejado. Pois, além da prática, é necessária muita leitura.

“A maioria dos alunos desanima quando olha para uma gramática e verifica que ela tem, em média, 600 páginas. Porém, posso afirmar que, 80% dos erros dos alunos na redação, diz respeito a acentuação, pontuação e ortografia. Se o aluno desenvolveu durante sua vida escolar o hábito da leitura e estudou bem a norma culta em sala de aula, ele já sairá bem na frente da grande maioria. A leitura, além de demonstrar a grafia correta das palavras, também demonstra a coerência dos textos para não fugir aos temas e possui um repertório vasto”, relatou o professor do Colégio GGE, Eduardo Pereira.

Para garantir que os alunos tenham esta vivência da escrita, o Colégio GGE possui um projeto que incentiva este hábito, chamado RediGGE. Funciona como um concurso mensal de redação com temas específicos por séries, de acordo com cada faixa etária, onde os alunos têm o prazo de 15 dias para produzir o material, que será corrigido pela banca de professores da escola. O autor da melhor redação de cada série recebe um vale compras para que o aluno compre um livro de sua escolha.

A ideia é que o prêmio seja mais um estímulo à leitura, formando um ciclo virtuoso que vai melhorar ainda mais o desempenho do estudante. Paralelo ao concurso, acontece a Oficina de Redação, que seguirá durante todo o ano abordando ponto a ponto as características de um bom texto, dentro das regras do Enem, desde as competências exigidas até detalhes estéticos como recuo de parágrafo.

Com o projeto RediGGE, conseguimos estimular os jovens a produzir redações e escrever dentro dos critérios estabelecidos pelo maior concurso de nosso país para ingresso nas universidades, que é o Enem. Além de tornar esta prática um hábito desde cedo e com isso ele chegará no dia do vestibular bem preparado e com grandes chances de atingir a nota máxima”, explica Tayguara Velozo, o gestor pedagógico do Ensino Fundamental 2 e Médio do GGE.

Não existe segredo e nem mágica para atingir a nota mil na redação. Assim como é necessário a dedicação nas demais disciplinas para conseguir ingressar no curso deseja, com a redação não pode ser diferente. Ela tem papel fundamental na prova do vestibular, pois ela representa — para além das particularidades de pesos na nota estabelecidos por cada instituição de ensino — 1000 pontos. Por isso, é necessário uma boa preparação e um bom conhecimento técnico para alcançar o resultado desejado.

Notícias Relacionadas

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.