Como amenizar a ansiedade na escolha da carreira

Encontro de Profissões do GGE promove rodas de diálogos entre profissionais de diversas áreas

Normalmente, o último ano letivo vem carregado de muitas incertezas para os jovens. Além de ser um período de encerramento de ciclos, também é um momento de tomar decisões importantes para a vida. Qual caminho profissional seguir? Qual curso escolher? Qual faculdade optar? A decisão sobre um curso superior pode significar qual a profissão que os alunos vão seguir por toda a vida, e é normal que essa decisão venha acompanhada de bastante ansiedade.

E é por isso que o Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (SOEP) do Colégio GGE promove anualmente o Encontro de Profissões, uma forma de ajudar na escolha profissional e amenizar toda essa preocupação com o futuro. O último Encontro de Profissões do GGE promoveu mesa de debates, com participações de profissionais de diversas áreas. Uma oportunidade para que jovens pudessem conhecer mais sobre cursos e faculdades.

Devido aos protocolos de segurança contra a Covid-19, o Encontro de Profissões aconteceu inteiramente on-line, através das plataformas YouTube e Spotify. Os profissionais foram selecionados de acordo com as escolhas de cursos dos alunos, para que pudessem dialogar sobre as graduações com as quais tinham maior interesse ou dificuldade. Uma ótima oportunidade para conhecerem mais sobre as profissões que almejam e perspectivas para o futuro.

“Diferente das últimas edições do Encontro de Profissões, nesta, além de vídeo, também disponibilizamos as entrevistas em formato de podcast. Reunimos três mesas para fazer um debate com profissionais de diversas áreas e trouxemos informações para desmistificar cursos, apresentar curiosidades e ouvir depoimentos sobre o que encontrar em cada uma dessas áreas. Como até mesmo perspectivas de salários e mercado de trabalho.” explica Tayguara Velozo, gestor pedagógico do Colégio GGE.

Tayguara Velozo

Tayguara Velozo

Esse é um processo que vem sendo construído ao longo de cada ano letivo, através do desenvolvimento de vários projetos pedagógicos, e tem essa culminância com o Encontro de Profissões. Para o momento, é considerado a partir do 9º ano, as séries finais do Ensino Fundamental, onde os alunos começam a desenhar o seu plano de carreira com um maior envolvimento nesse cenário. De uma forma leve e descontraída, o encontro foi uma oportunidade para que pudessem ter um direcionamento sobre o futuro e para ajudar os estudantes a amenizar a ansiedade neste processo de decisão.

Fonte: Voz do Planalto

Acompanhe o Encontro de Profissões no Spotify. Está imperdível!

Mesa 1

Mesa 2

Mesa 3

Notícias Relacionadas

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.