Colégio GGE realiza campanha em apoio ao Setembro Amarelo

Ação desenvolve habilidades socioemocionais e sensibiliza alunos em relação aos temas depressão e combate ao suicídio

O suicídio, um dos maiores problemas de saúde pública do mundo, é apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a segunda causa de morte mais incidente entre pessoas de 15 a 29 anos de idade. Ainda de acordo com a OMS, a maioria dos transtornos mentais entre adolescentes não recebe diagnóstico e nem tratamento e a depressão tem se destacado como um dos principais motivos de adoecimento dos jovens. Envolvido com a campanha Setembro Amarelo, o Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (SOEP) do Colégio GGE desenvolve um projeto de sensibilização com seus alunos.

O objetivo é auxiliar os estudantes para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais através da inteligência emocional e dos cuidados com o bem-estar, além de conscientizá-los sobre a gravidade do tema. “O GGE entende que os jovens precisam ter uma estrutura psíquica saudável. Por isso, enquanto instituição educacional, está ajudando para que eles criem um repertório importante de reações emocionais para que eles consigam lidar da maneira adequada com as situações difíceis da vida e, principalmente, para que eles não adoeçam mentalmente. O sofrimento é inerente ao ser humano, desde cedo passamos por diversas frustrações, mas é necessário contorná-las para construir o futuro que eles desejam”, explica a psicóloga do GGE, Emanuela Freira.

Nas salas de aula das turmas do Ensino Fundamental 2 e Médio, a equipe do SOEP apresentou vídeos com depoimentos do Centro de Valorização à Vida (CVV), proporcionando aos nossos alunos a oportunidade de conhecerem as histórias de jovens que, com apoio emocional necessário, superaram dificuldades. Os índices de suicídio e de doenças mentais no Brasil, a exemplo da depressão e ansiedade, também foram debatidos com os estudantes a fim de alertá-los sobre a importância do diálogo e dos cuidados de valorização à vida. Os psicólogos do GGE também os orientaram sobre como é possível desenvolver hábitos de pensamentos saudáveis que promovam a saúde mental e não estimulem o adoecimento.

As unidades do GGE estão decoradas com mensagens sobre a campanha para que toda a comunidade escolar tenha acesso às informações de prevenção ao suicídio, incluindo os pais ou responsáveis pelos estudantes. Desta maneira, o colégio quer incentivar o diálogo também no ambiente familiar.

O Setembro Amarelo GGE foi destaque na mídia de Recife e Caruaru, com matéria no jornal ABTV 1ª edição, da TV Asa Branca (filiada da Rede Globo Nordeste) e na coluna do Thiago Lagos.

Confira a seguir as fotos dos nossos alunos em ações da campanha Setembro Amarelo:

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.