Outubro Rosa e Novembro Azul são campanhas nacionais que têm como objetivo conscientizar à população sobre os cuidados com a saúde e a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e próstata, respectivamente. Com cinco unidades em Pernambuco e cerca de 600 colaboradores, o Colégio GGE promoveu uma programação alusiva às campanhas, colocando à disposição da sua equipe e do corpo docente orientações sobre os dois tipos de câncer, aferição de pressão e glicemia.

No dia 28 de outubro, a unidade Benfica iniciou as ações de prevenção ao câncer de próstata. Já no dia 8 de novembro, foi a vez da unidade de Aldeia encerrar a campanha do Outubro Rosa GGE, que ofereceu serviços de chekup e orientações de prevenção ao câncer de mama em todas as outras unidades de ensino do colégio. A ação Novembro Azul foi realizada de acordo com a seguinte programação: Benfica (04/11), Caruaru (05/11), Paissandu (06/11), Boa Viagem (07/11) e Aldeia (08/11).

Câncer de mama e próstata no Brasil

O câncer de mama é hoje um problema de saúde pública. De acordo com as últimas estatísticas mundiais do Globocan 2018 (BRAY, 2018), foram estimados 2,1 milhões de casos novos de câncer. No Brasil, as estimativas de incidência de câncer de mama para o ano de 2019 são de 59.700 casos novos, o que representa 29,5% dos cânceres em mulheres. Só na região Nordeste, a estimativa é que sejam identificados 4.730 casos só neste ano. A capital com maior número de casos é Fortaleza, com 1.410, seguido de Salvador, com 1.020. Pernambuco fica na terceira colocação, com 770 casos identificados. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Entre os brasileiros, o câncer de próstata é o segundo mais comum, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. O hábito dos homens de não fazerem exames de rotina dificulta o diagnóstico precoce. De acordo com Inca, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata todos os dias e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença. Para 2019, são estimados 68.220 novos casos.

Confira a seguir as fotos das ações do Outubro Rosa e Novembro Azul nas unidade do GGE:

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.