Colégio GGE monta comitê para retomada das atividades presenciais

Infectologista do Hospital Albert Einstein e consultores especializados foram contratados para cuidar dos protocolos de segurança contra a Covid 19, na escola

No dia 15 de julho deste ano, a Secretaria Estadual de Educação e Esportes de Pernambuco disponibilizou às escolas o protocolo setorial com os procedimentos necessários para o retorno seguro às aulas presenciais. As orientações listadas seguiram três pilares usados como base pelo governo do estado: distanciamento social, prevenção e proteção e comunicação.

Com a diminuição do número de casos da doença no Estado, foi anunciada, no dia 21 de setembro, a retomada das aulas presenciais a partir do dia 06/10/2020. No primeiro momento, voltam às atividades somente as turmas do Ensino Médio.

A proposta apresentada sinaliza para um modelo híbrido, ou seja, alternando os modelos presencial e remoto, cuja adesão ao presencial será facultada aos pais dos estudantes.

E para reabertura das suas unidades de ensino, o Colégio GGE criou um Comitê de Retomada das Atividades Presenciais, formado por uma equipe multidisciplinar contratada para essa finalidade, chancelada pelo Hospital Israelita Albert Einstein – SP, referência em tratamento da Covid-19 no Brasil, pela Infecto Associados do Recife, empresa de infectologia especializada nos serviços ao indivíduo e à comunidade e pela Cia Consultores, empresa especializada em gestão de riscos, implantação e gerenciamento de protocolos sanitários, além de toda experiente equipe pedagógica e administrativa do GGE.

O Comitê de Retomada das Atividades Presenciais do Colégio GGE foi o responsável pela elaboração dos protocolos sanitários, desenvolvidos por Ângela Lima, engenheira especialista em riscos e certificações (CREA-PE 26.822-D) da Cia Consultores e validados pelo médico João Bosco (CRM 12.563-PE / 123.555-SP), especialista em imunologia do Hospital Israelita Albert Einsten-SP, e Filipe Prohaska (CRM-16.738 / RQE – 1338), médico infectologista do Hospital Oswaldo Cruz-PE. Nas atividades desenvolvidas pelo Comitê também estão incluídos treinamento e capacitação da equipe GGE, além de orientação às famílias sobre os cuidados necessários diante do retorno às atividades presenciais.

O objetivo do Comitê de Retomada do GGE é aumentar os níveis de segurança para os alunos e a equipe do Colégio, como também proporcionar tranquilidade aos pais e responsáveis que vão confiar seus filhos, neste período de readaptação, ao retorno das aulas.

Todos os protocolos sanitários foram desenvolvidos pela engenheira em riscos e certificações da Cia Consultores, Ângela Lima.

“Nós mapeamos e avaliamos todos os processos de risco, incluindo equipamentos, salas de aula, circulação, quantidade de pessoas, espaços comuns, enfim, todas as informações necessárias para operação do colégio.Com base no mapeamento, definimos todas as medidas, adequações, novos métodos, mudamos os produtos de higienização e limpeza pelos produtos que são utilizados nos protocolos de cuidados hospitalares”, esclareceu.

O comitê montou ainda um documento para registrar todos os pontos necessários a para biossegurança dos alunos, professores e todos os que frequentam o Colégio. Este Plano de Retomada das Atividades Presenciais foi validado pelo especialista em imunologia do Hospital Israelita Albert Einstein, João Bosco e pelo infectologista do Hospital Oswaldo Cruz, Dr. Filipe Prohaska.

“O papel do infectologista no ambiente hospitalar vai desde os cuidados com o paciente até o controle de infecção, fazendo com que o hospital tenha algumas mudanças na sua estrutura, minimizando o risco de infecções. Agora, transportamos esses procedimentos e cuidados para dentro do Colégio GGE. Este “novo normal”, como estamos chamando, cobra o cumprimento de novos protocolos de higienização e distanciamento. E com isso, minimizamos a contaminação das pessoas em relação ao coronavírus que é a preocupação atual, mas também de outras doenças, pois este ano tivemos uma queda enorme em infecções por meningite e conjuntivite porque a população está tomando uma série de cuidados”, explicou o médico infectologista do Hospital Oswaldo Cruz, Dr. Filipe Prohaska.

O especialista em imunologia do Hospital Israelita Albert Einstein, João Bosco, informou que o protocolo do GGE segue os padrões de segurança existentes no ambiente controlado hospitalar e o manual construído pelo comitê presta todo esclarecimento para que a instituição se mantenha segura e oriente as pessoas que transitam nesta comunidade escolar.

“Utilizamos uma metodologia com base na norma internacional ISO 3100 de gestão de riscos, que hoje é a referência nos mais variados segmentos de atuação. Tudo isso para minimizar qualquer tipo de risco avaliado em todos os nossos procedimentos. Neste momento, o Colégio GGE está pronto com um completo plano de retorno”, concluiu a Ângela Lima.

Nesta quinta-feira, dia 01/10, às 19h, o Colégio GGE promoveu uma live para apresentar em detalhes o plano de retomada, com propósito de tirar dúvidas da comunidade escolar sobre a volta às aulas presenciais. A live foi transmitida pelo canal do YouTube da escola (GGETV) e conduzida pelos profissionais integrantes do Comitê de Retomada das Atividades Presenciais do Colégio GGE.

Aperte o play e confira a live na íntegra!

Notícias relacionadas:

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.