Colégio GGE desenvolve plataforma de gestão pedagógica

O principal desafio dos profissionais de educação das grandes instituições de ensino é garantir o controle e a qualidade dos processos de todas as atividades pedagógicas que acontecem no ambiente escolar, sem que aconteçam falhas. E gerir todas essas informações de maneira manual ou com ferramentas que não são integradas impossibilita uma visão clara e completa das informações necessárias.

Diante disso, o Sistema GGE de Ensino investiu no desenvolvimento do Sistema V4, cujo objetivo é tornar mais eficientes os processos de acompanhamento pedagógico e formativo. O sistema contempla ferramentas de controle, desenvolvidas ao longo de mais de duas décadas, que trabalham de maneira integrada e são capazes de dar suporte a todos os atores do processo educacional, sejam eles representantes da escola ou integrantes da família. Tudo isso de maneira simples e acessível a partir de uma plataforma digital, que também conta com um aplicativo desenvolvido para iOS e Android.

O software baseia-se em três vetores sinérgicos (Integração, Acompanhamento e Comunicação) que abrange as rotinas, os conteúdos programáticos e os projetos pedagógicos da escola, proporcionando o acesso de diversos indicadores e informações relevantes aos docentes, pais, alunos e equipe pedagógica, através de plataforma online.

Confira alguns destaques da ferramenta a seguir:

PORTAL ACADÊMICO PARA PAIS E ALUNOS

Através de celulares ou desktop (em área restrita) os alunos e seus responsáveis acessam informações sobre toda sua rotina escolar.

Notas, avaliações, gráficos comparativos com o desempenho da turma em todas as disciplinas, conteúdos didáticos, agenda de tarefas, registros sobre o comportamento, informações sobre plantões pedagógicos, resultados de boletins, pesquisas de opinião, dicas para aprofundamento de conteúdo e até ouvidoria, entre muitos outros itens, capazes de orientar o aluno e ajudá-lo a programar melhor suas atividades escolares.

O portal permite ainda que os pais acompanhem o histórico disciplinar dos filhos ao longo do ano. Os registros de ocorrências pedagógicas diárias, como elogios por participação nas aulas, estão disponíveis, bem como orientações e atendimentos prestados ao aluno. Assim, o estudante é acompanhado tanto pela equipe pedagógica da escola, quanto pela família.

Algumas dessas informações também estão disponíveis no aplicativo que pode ser baixado nos smartphones com sistema operacional iOS e Android. O vídeo a seguir explica como os pais e alunos do GGE podem acessar seu portal acadêmico:

EVA – EXAME DE VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM

O EVA foi desenvolvido pelo Colégio GGE para garantir que as notas dos alunos nas avaliações sejam um reflexo real do conhecimento adquirido por eles acerca do conteúdo programado para a disciplina. Sendo assim, a cada bimestre, uma banca de professores do Sistema GGE de Ensino desenvolve uma avaliação baseada nos exercícios do material didático, criando assim o Exame de Verificação de Aprendizado.

Após a realização do exame, a equipe pedagógica pode verificar a aprendizagem dos estudantes e ter acesso aos relatórios de desempenho por turma, série, unidade de ensino e disciplina.

Além dos relatórios, os alunos ainda têm acesso a vídeos com a resolução das questões que erraram no EVA, que podem ser acessados através do portal acadêmico.

Essa ferramenta também possibilita aos professores ter um mapeamento real da aprendizagem de cada turma e de cada aluno, fazendo o docente enxergar o que precisa ser mais trabalhado para promover um melhor desempenho nos exames seguintes. Além de avaliar o aluno, a ferramenta também possibilita o acompanhamento da performance dos professores.

Assista ao vídeo abaixo e conheça mais sobre o EVA:

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

É uma metodologia desenvolvida pelo GGE de acompanhamento específico, para mensurar o desempenho de seu corpo docente. Através dela, os alunos são convidados a avaliarem seus professores, de maneira quantitativa e qualitativa.

Com base nas informações coletadas, são desenvolvidos relatórios individuais com o resultado da avaliação dos professores, incluindo gráficos de desempenho em cada quesito. Estes resultados são apresentados para cada professor em uma reunião de feedback, na qual são analisados pontos de melhoria e exaltados pontos fortes do docente.

O objetivo é analisar de uma maneira mais profunda, identificando pontos fortes e fracos, sejam na esfera individual ou coletiva, com base nos seguintes critérios: conteúdo e didática, assiduidade, postura formativa e envolvimento com os estudantes.

Gostou? Então, clique para saber mais sobre a Avaliação do Processo de Ensino-aprendizagem.

DREAM GAME GGE

É uma plataforma digital, criada para os alunos do Ensino fundamental 2, capaz de estimular e envolver o aluno no cenário digital, de maneira interativa, além de testar seus conhecimentos e fortalecer os valores formativos.

O Dream Game (nome escolhido em alusão ao sonho de cada estudante ser bem-sucedido), testa o conhecimento, mas também fortalece os valores ao gratificar aqueles que cultivam o bom comportamento, estimula a competitividade e pode ser acessado com um simples clique direto do smartphone, depois de baixar o aplicativo.

Além disso, os alunos podem acumular moedas virtuais, que podem ser trocadas, através de uma loja virtual disponível no aplicativo do Dream Game, por diversos brindes reais, como bicicleta, aparelhos eletrônicos, lanches, fardamentos, ingressos para cinema, materiais esportivos, livros e até por pontuação extra em algumas disciplinas. Confira a seguir um vídeo sobre a lojinha do Dream Game:

O Sistema V4 está sendo disponibilizado para parceiros do Sistema GGE de Ensino, empresa responsável por oferecer soluções para impulsionar escolas, incluindo consultoria pedagógica e material didático (livros das coleções Basis e Mundus – Fundamental 2 e Médio).

Ao desenvolver uma ferramenta como esta, o colégio GGE mostra seu engajamento em acompanhar os avanços tecnológicos, buscando atender as expectativas dos alunos e seus responsáveis, como também aperfeiçoar cada vez mais o controle de qualidade do Sistema GGE de Ensino, compreendendo o cenário atual e direcionando os esforços para o futuro.

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.