Colégio GGE desenvolve novo projeto de incentivo à leitura em suas unidades

A última edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, desenvolvida pelo instituto Pró-Livro (IPL), aponta que o público brasileiro tem uma média de leitura inferior a cinco livros por ano, sendo que apenas 2,43 são lidos integralmente. Além disso, 44% da população não lê e 30% nunca compram nenhum título. Os resultados demonstram que transformar a realidade da leitura no país é um desafio e as escolas exercem papel de destaque para que a população adquira este hábito desde cedo. Em Pernambuco, o Colégio GGE está desenvolvendo um projeto que incentiva à leitura através do desenvolvimento de habilidades e competências de linguagens.

A iniciativa ressalta a importância da leitura para além do processo de aprendizagem. O objetivo é tratar o tema como fundamental para o desenvolvimento crítico e a formação integral dos alunos como adultos proativos e engajados na sociedade. Os estudantes irão vivenciar esses conceitos na prática através da leitura de uma série de paradidáticos escolhidos pelo corpo docente e equipe pedagógica do GGE. Entre eles, clássicos da literatura brasileira como Dom Casmurro, de Machado de Assis, o Quinze, de Rachel de Queiroz, e Cinco Minutos, de José de Alencar. Além de outros títulos aclamados pela crítica como O Pequeno Príncipe, do francês Antoine de Saint-Exupéry.

Aperte o play e confira mais sobre o Projeto de Incentivo à Leitura:

Participam do projeto alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental 2. O estudante será incentivado a trazer os temas abordados nos livros para a contemporaneidade e apresentá-los por meio de expressões artísticas de diferentes áreas como cinema, artes plásticas e produção textual. O diálogo entre as turmas que participam ou não do projeto de Incentivo à Leitura também será estimulado para que o debate possa se expandir pelo colégio e ser levado também para o ambiente familiar. A iniciativa fortalece a ideia de  que, embora surjam novas tecnologias a cada dia, os livros continuam sendo uma ferramenta insubstituível para formação social, intelectual, cognitiva e cultural de crianças e jovens.

CIRANDA LITERÁRIA (Educação Infantil e Ensino Fundamental 1):

O projeto de Incentivo à Leitura não é o único desenvolvido pelo GGE neste aspecto. Pensada para alcançar as crianças de séries menores, a Ciranda Literária é desenvolvida para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1. As turmas promovem contação de histórias entre si, utilizando, inclusive, brinquedos e objetos para a encenação dos contos. O objetivo é incentivar o prazer pela leitura, estimulando a criatividade e criando o hábito de ler para aprimorar a imaginação e a desenvoltura oral dos alunos. A culminância do projeto leva também autores para salas de aula que apresentam suas obras de maneira lúdica para os estudantes.

Ambos os projetos pedagógicos foram destaque na imprensa de Caruaru, com matérias no Blog Wagner do Gil e Blog do Vanguarda.

Gostou? Então, a seguir mais detalhes sobre a participação das turmas do Fundamental 2 no Projeto de Incentivo à Leitura.

6º ANO

Os alunos do 6º ano leram o livro Os Ziskisitos e a Casa Mal-Assombrada, da autora Silva Strufaldi. O enredo conta a história de um grupo de alunos que sofrem bullying por causa da sua aparência e de seus costumes, que ficou de castigo depois de sua mais recente busca do quadro roubado. Dessa vez, ao chegarem à escola, um amigo lhes pede ajuda para desvendar o mistério da casa mal-assombrada.

Para trabalhar a temática abordada no livro, os alunos desenvolveram o projeto  “Amigo da vez”, disponibilizando o tempo de seus intervalos para apoiar colegas de outras classes. A atividade consistiu em uma conversa com outros alunos sobre temas como ambiente escolar, amizade, bullying, sentimentos, pressões, ansiedades, dentre outros. Os participantes usaram coletes ou camisas de cores chamativas com as frases “Posso ajudá-lo?”, “Você aceita conversar comigo?” e “Conte-me uma história interessante”.

Confira a seguir algumas fotos dos alunos do 6º ano:

8º ANO

As turmas do 8º ano estudaram o livro paradidático “A Perseguição”, da autora Tânia Alexandre Martinelli. O enredo é sobre os personagens Leo e Malu, que sofrem bullying no 9º ano por causa do cabelo, peso, roupa e outras características. Eles ficam sem saber o que fazer e se questionaram em quem confiar, como por fim nas provocações e reestruturar sua autoestima.

No projeto “Bullying – Viva as diferenças” foi desenvolvido com os alunos para trabalharem a temática do livro, no qual eles produziram cartazes com poemas ou poesias sobre a importância de respeitar a diferenças das pessoas, bem como trouxeram imagens que representem situações de bullying.

Confira a seguir algumas fotos do 8º ano:

9º ANO

Os alunos do 9º ano trabalharam o livro A Revolução dos Bichos, do autor George Orwell. Trata-se de uma fábula sobre poder, que narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos, sendo gradativamente transformada em uma tirania ainda mais opressiva que a dos humanos.

No projeto “Café Filosófico-Literário” cada turma foi subdividida em equipes, que discutiram o contexto histórico da Revolução Russa e analisaram a obra de Orwell comparando as personagens do livro às figuras históricas. Ao final, reuniram-se junto às professoras de português e história, contextualizando a revolução dos animais à Revolução Russa.

Confira a seguir algumas fotos do 9º ano:

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.