Colégio GGE aposta nas aulas práticas para alunos aprenderem experimentando

Estudos demonstram que as aulas práticas são muitos mais eficientes, promovem um melhor entendimento da parte teórica, absorção do conhecimento e também servem como grande estímulo para a participação dos alunos

Quando os estudantes são inseridos no laboratório, eles deixam de ser meros observadores para se tornarem agentes atuantes na sua aprendizagem. Este tipo de metodologia não apenas reforça os conteúdos trabalhados em sala de aula, como também estimula o interesse pelo aprendizado e a busca pelo conhecimento.

O Colégio GGE, além de ter um alto índice de aproveitamento em suas aulas teóricas, também dispõe de projetos focados no uso sistematizado dos laboratórios de suas unidades de ensino, envolvendo alunos, a partir do 6º ano do Ensino Fundamental 2 até o Ensino Médio, para que possam praticar todo seu aprendizado realizando experiências.

Esse diferencial encontra-se na capacidade do colégio em fornecer um roteiro sequencial de aulas práticas, onde o estudante não apenas vê e não apenas escuta. Agora ele constrói, ele mede, ele busca os resultados experimentais que a teoria de seu livro didático cita continuamente.

As aulas práticas também motivam o aluno a ser agente ativo de seu aprendizado, pois faz com ele que saia das páginas dos livros para aprender a solucionar problemas na prática, aplicando as teorias em seus experimentos.

Outro ponto bastante positivo é a atuação no contexto social, pois os experimentos são realizados em grupos que precisam debater sobre a metodologia, como será executada a tarefa e suas conclusões. Esse processo como um todo incentiva o trabalho em equipe, ensina a ouvir opiniões diversas e também a dar sua opinião.

O GGE possui normas para o funcionamento do laboratório, como: a utilização de EPI’s (equipamento de proteção individual), alimentos e bebidas são proibidos, toda experiência é devidamente acompanhada pelo professor responsável, etc. Além de prezar pela qualidade do ensino, a segurança dos estudantes e de seu corpo docente é uma preocupação fundamental para um bom funcionamento das aulas práticas.

Para além de todas as vantagens formativas do educando, o colégio adapta-se ao modelo curricular proposto pelo ENEM, onde atualmente apenas o livro didático não integraliza a formação, também é necessário compreender e visualizar os fenômenos para discutir e chegar a uma conclusão.

Gostou? Então, confira a seguir um pouco mais sobre aulas práticas realizadas na I unidade para as turmas do Ensino Fundamental 2 e Médio.

6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2

As turmas do 6º ano observaram, através de experimentos, a ação dos seres decompositores, conteúdo estudado na I unidade. Eles puderam compreender a importância desses seres na cadeia alimentar, bem como visualizar o processo de decomposição em alguns materiais, fazendo uma comparação entre material orgânico e inorgânico.

Confira a seguir fotos dos alunos do 6º ano nas aulas práticas de Biologia:

7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2

Os alunos realizaram o bochecho com água e sal e, a partir dessa técnica, extraíram DNA humano que foi observado numa solução de etanol devido às características anfifílicas das moléculas de DNA. Após essa prática, as turmas realizaram observação no microscópio de células vegetais e células animais, onde o objetivo era comparar os dois tipos celulares diferentes e diferenciá-los pelas estruturas observadas.

Confira abaixo as fotos do 7º ano nas aulas práticas de Biologia:

8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2

Durante as aulas práticas de Física, as turmas aprenderam sobre a Velocidade Média e Aceleração da Gravidade, através de experimentos utilizando materiais simples, como plano inclinado com esferas rolando.

Confira a seguir as fotos do 8º ano nas aulas práticas de Física:

9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 2

O 9º ano do GGE teve a oportunidade de conhecer na prática o MRU – Movimento Retilíneo Uniforme, analisando a velocidade da gota de água em um tubo de óleo, durante as experiências realizadas durante a disciplina de Física.

Confira a seguir as fotos do 9º ano nas aulas práticas 1 unidade:

ENSINO MÉDIO MEDICINA

Nossas turmas de 1º e 2º ano do Ensino Médio Medicina participaram de aulas práticas de Biologia, nas quais aprenderam sobre a utilização do microscópio óptico, a comparação das células animais e vegetais, bem como sobre a preparação de lâminas de poríferas (esponjas marinhas) para realizarem observação e estudos das espículas das esponjas.

Já nas na disciplina de Física, vivenciaram a atuação do empuxo, força peso e tensão superficial, como também construíram um termômetro digital a partir de um componente eletrônico (termistor NTC) e uma escala termométrica utilizando o multímetro como leitor de temperatura.

Confira a seguir as fotos das turmas do Ensino Médio Medicina nas aulas práticas de Biologia e Física:

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.