Aula de música do GGE: Venha Conhecer o Arrasta-pé e seus Instrumentos Musicais

O ritmo arrasta-pé, mais conhecido como forró, é uma dança popular nordestina de origem do século XIX  e com influência das danças de salão europeias. Nesta época, o local para dançar tinha o chão de barro batido, então, para evitar que a poeira subisse, as pessoas, geralmente casais, precisavam molhar os pés e arrastá-los ao dançar. Este comportamento tornou-se uma característica marcante das coreografias por dois passos, “um para um lado e outro para o outro” ou “dois para lá e dois para cá”.

De acordo com o folclorista e pesquisador da cultura popular Luiz Câmara Cascudo, a palavra forró deriva da abreviação de forrobodó, que significa arrasta-pé, confusão, farra. Esse tipo de música é acompanhado dos seguintes instrumentos musicais: triângulo, sanfona, agogô e zabumba.

Os migrantes nordestinos espalharam esse ritmo pelo Brasil, principalmente nas décadas de 1960 e 1970, fazendo grande sucesso e ganhando variações, como forró tradicional, forró pé de serra, forró eletrônico e forró universitário, nessas últimas acrescidos de instrumentos como violão e o contrabaixo. Durante as festas juninas, é o seu auge com maiores expressões que acontecem na cidade de Caruaru, em Pernambuco, chamada de a Capital do Forró, e em Capina Grande, na Paraíba.

Os principais cantores e bandas que tornaram esse ritmo mais conhecido são Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Elba Ramalho, tendo até um dia em homenagem ao Dia Nacional do Forró comemorado em 13 de dezembro.

Para apresentar os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 este ritmo tão tipicamente nordestino, o professor de música Ebis Dias Filho, em parceria com o GGETV, desenvolveu um vídeo divertido e educativo, que apresenta os principais instrumentos musicais do arrasta-pé.

Aperte o play e confira o resultado:

Fontes: Sua Pesquisa, Peno São João (último acesso em 14/08/18) 

2 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.