Aula de Música do GGE: Conheça o ritmo Xaxado e seus instrumentos musicais

O ritmo Xaxado é uma variante do baião e foi difundido no alto Sertão de Pernambuco pelos cangaceiros, como uma dança de guerra e entretenimento, principalmente pelo bando de Lampião, no início dos anos 1920. Sua origem é um pouco incerta, pois alguns pesquisadores dizerem que teve início no Brasil e outros falam que foi em Portugal.

No início, era praticado apenas por homens, com o chefe do grupo na frente puxando os versos cantados e o restante respondia em coro, com letras de insulto aos inimigos, lamentando os companheiros falecidos ou enaltecendo suas aventuras e façanhas.

O nome Xaxado vem da onomatopeia do chiado que as alpercatas (calçados) dos cangaceiros emitiam com o chão de terra solta, fazendo às vezes de instrumento de percussão, ditando o ritmo da dança, sendo uma forma predominantemente vocal. A dança em si era executada com os pés rentes ao chão, junto às batidas ritmadas com a coronha do rifle também no chão e em fila indiana, utilizando a arma como dama. Só em meados de 1930, com a inclusão de Maria Bonita no Bando de Lampião e, depois, outras mulheres no Cangaço, a dança passou a ter a figura feminina.

A coreografia era estruturada basicamente por avançar o pé direito em três e quatro movimentos laterais e puxar o pé esquerdo, num rápido e deslizado sapateado, sendo relacionados com gestos de guerra, graciosos e firmes ao mesmo tempo. Os executores eram perseguidos pela polícia, apesar de viverem em esconderijos, dançavam com todos os seus apetrechos (armas e mantimentos) e sempre tinham capangas em sentinela para evitar surpresas de ataques policiais.

As vestimentas se resumiam em roupas de tons marrons e cáqui e alpercatas, de couro, com o objetivo de se protegerem dos espinhos da caatinga do sertão, acompanhadas do rifle. O ritmo passou a ser dançado em casa de pessoas amigas, sendo incrementado pelos instrumentos sanfona, zabumba, fole de oito baixos e gaita de beicho, concedendo uma característica mais viva e ativa ao Xaxado.

Para apresentar este ritmo tão tipicamente nordestino aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, o GGETV desenvolveu um vídeo divertido e educativo, que apresenta os principais instrumentos musicais do Xaxado. Aperte o play e confira o resultado a seguir:

Gostou? Então, inscreva-se no GGETV para receber mais vídeos em primeira mão!

Fontes:

– Wikipedia (Acessado em 28 de fevereiro de 2019, às 15h30)

Info Escola (Acessado em 28 de fevereiro de 2019, às 17h)

– Wikidança (Acessado em 1º de março de 2019, às 14h30)

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.