Aula de Música do GGE: Conheça o ritmo Baião e seus instrumentos musicais

O Baião é um ritmo de música e dança popular da região Nordeste, que surgiu no século XIX e era bastante popular com as camadas menos favorecidas da população do meio rural e da zona praieira, conhecida como “canalhada”.

Alguns dos instrumentos utilizados no baião são a violazabumba, triângulo, agogô e o acordeão (chamado de sanfona). A maioria das temáticas das letras é sobre o cotidiano dos sertanejos e suas dificuldades.

Em 1945, o sanfoneiro e compositor pernambucano Luiz Gonzaga, em parceria com o compositor cearense Humberto Teixeira, pegaram emprestados o ritmo que os cantadores aplicavam na viola quando faziam as introduções nas cantorias, assim chamado de baião. Tornou-se interessante para Gonzaga fazer daquela mistura ritmo-melódica um mote para a criação de seus temas, ficando posteriormente conhecido como o Rei do Baião.

No dia 22 de maio de 1946, foi gravado o disco nº 12.724, na fabrica Odeon, que tinha o mesmo título da melodia “Baião” (com autoria de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira), interpretada pelo grupo vocal ‘Quatro Ases e um Coringa’. O baião modificado, com influências de sambas e rumbas cubanas foi divulgado para todo o Brasil pelo rádio, se tornando, ao lado da bossa-nova, a música brasileira mais conhecida e apreciada no estrangeiro, além de uma das mais gravadas no Brasil até hoje.

Para apresentar este ritmo tão tipicamente nordestino aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1, o professor de música Ebis Dias Filho, em parceria com o GGETV, desenvolveu um vídeo divertido e educativo, que apresenta os principais instrumentos musicais do baião. Aperte o play e confira o resultado:

Fonte: SOUZA, Fernando. Esquentando os tambores: manual de percussão dos ritmos pernambucanos-escrita e técnica. Recife: Funcultura; CEL, 2011.)

4 respostas
    • Colégio GGE says:

      Olá, Alessandre! Tudo bem? Ficamos felizes por ter gostado do nosso conteúdo. Pode continuar a nos seguir e ficar por dentro das nossas publicações! Obrigado pelo contato!

      Responder
    • Carol says:

      Olá! Ficamos felizes por ter gostado do nosso conteúdo! Se você estiver se referindo aos vídeos de instrumentos musicais, estão todos disponíveis no nosso canal GGETV no YouTube. Pode usar em sala de aula, sim, pois o objetivo é compartilhar conhecimento sempre! Agradecemos pelo contato!

      Responder

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.