Enem 2021: Vacinação em andamento garante mais tranquilidade aos estudantes

Com o programa de vacinação em andamento, os estudantes estão bem mais confiantes

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2021 iniciaram no dia 30 de junho e vão até 14 de julho. Nos anos anteriores, as inscrições tinham sido realizadas, geralmente, no mês de maio. Entretanto, devido à pandemia, este ano ocorreu um atraso, iniciando no mês subsequente.

No ano passado o Exame ocorreu em meio a disseminação da Covid-19 que estava com o número de casos em crescimento e muitas incertezas ainda em relação ao cronograma de vacinação, resultando no índice de abstenção de 55,3%, considerado o maior índice de todas as edições do Enem.

Este ano, a expectativa é bem mais animadora, uma vez que o cenário pandêmico começou a apresentar uma melhora, com o início do Plano Nacional de Imunização (PNI) de maneira mais efetiva.

“Acredito que este ano o cenário vai mudar bastante, pois teremos uma boa quantidade de pessoas imunizadas, lembrando que o Enem não é uma avaliação apenas para adolescentes que saem do ensino médio. Pessoas mais maduras que desejam cursar a universidade se inscrevem, como também as pessoas que não realizaram as provas no ano passado. Além disso, as escolas foram melhorando suas opções de ensino remoto para preparar esses estudantes, como foi o caso do Colégio GGE que ofertou o seu curso pré-vestibular por um custo baixo, visando abranger uma maior quantidade de alunos que não tinham outras chances de se prepararem para estas provas e de outros vestibulares”, explicou o gestor do GGE, Glaumo de Sá Leitão.

Mesmo com o cenário bem mais favorável e a vacinação em andamento, os estudantes ainda temem que as provas do exame possam ser adiadas devido a pandemia, a princípio já marcadas para o mês de novembro deste ano. Entretanto, de acordo com os professores e gestores das instituições de ensino, esta possibilidade é bem mais remota, diferente do ano passado.

“Acredito que este ano o calendário do Enem será mantido, pois em novembro eu acredito que a grande parte da população já esteja vacinada, dando uma certa segurança para que os organizadores realizem as provas nas datas já divulgadas. Entretanto, estamos repassando aos nossos alunos, que, caso ocorra alguma alteração na situação da pandemia no país e as provas possam ser postergada, o importante é que eles possam manter a calma, aproveitar para continuar revisando o que foi estudado e se manter confiante no que aprenderam no decorrer do ano, para que, no dia que for realizar a prova, independente da data, eles obtenham sucesso”, conclui o gestor.

Clique no botão para maiores informações sobre o curso preparatório do Colégio GGE:

Notícias Relacionadas

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.