Alunos se tornam mediadores e incentivam altruísmo e compaixão entre jovens

Projeto do Colégio GGE promove a relação socioemocional da comunidade escolar

A transformação digital não tem apenas modificado a forma com que se consome e se produz no mundo atual, mas, principalmente, a maneira com que as relações se desenvolvem tem sido bastante afetada. O avanço da tecnologia fez surgir um movimento “contrário” de valorização não apenas no mercado de trabalho, mas na vivência em sociedade que são as soft skills, habilidades mentais, emocionais e sociais ligadas ao comportamento humano e à personalidade de cada indivíduo. Em um ambiente de formação, como a escola, é  preciso haver incentivo para o desenvolvimento nesse sentido.

No Colégio GGE, com unidades em Caruaru, na Região Metropolitana do Recife e, mais recentemente, em João Pessoa, essa preocupação deu origem a um projeto que tem como objetivo a contribuição para o desenvolvimento da empatia e dos valores sociais e éticos dos alunos. Intitulado Grupo Semear, ele reúne estudantes que são subdivididos por segmentos, escolar ou por idade, para que, desta forma, desperte características e capacidades individuais e coletivas, no qual são destacados através de práticas efetivas e comprometidas com os projetos pedagógicos da escola.

Grupo SEMEAR do Colégio GGE desenvolve habilidades socioemocionais

“Com organização do SOEP – Serviço de Orientação Educacional e Psicológica, o projeto se desenvolve através de dinâmicas práticas atravessando todos os demais projetos e ações escolares durante o ano letivo. Assumindo total protagonismo nas atividades propostas, os nossos alunos realizam rodas de conversa, ações interativas, sociais e comunitárias, além de atividades teatrais, e lúdicas, relacionadas a um espectro imenso de áreas de interesse”, explica a psicóloga do Colégio GGE, Milena Lucena.

Por fim, além de fortalecer e encorajar essa relação entre alunos, escola e professores, o Grupo Semear tem o propósito de oferecer aos estudantes um olhar maduro e afetivo às questões sociais que estão constantemente presentes em nosso cotidiano, como plantar e colher empatia, consciência social, compaixão, responsabilidade, motivação e auto estima.

Notícias Relacionadas

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.