No dia 5 de outubro, nossos alunos do Ensino Médio da unidade Caruaru participaram de entrevista para o jornal ABTV 2ª edição, da TV Asa Branca. A matéria abordou a preparação na reta final do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A reportagem abordou diferentes assuntos relacionados a preparação nas últimas semanas que antecedem o ENEM, conversando com nossas turmas do Ensino Médio e também com professores e equipe pedagógica.

Nossa aluna Raíssa Santana, do 2º ano, contou que já vai fazer a prova neste ano para se sentir mais segura para o próximo. João Victor Melo, também do 2º ano, concorda com a estratégia de Raíssa, dizendo que fazer a prova antecipadamente lhe dará uma ideia de como pode se preparar melhor. Nosso professor de história Fernando Vieira reforçou que eles precisam ter tranquilidade na hora de responder as questões e focar na revisão de provas anteriores.

A entrevista falou também sobre a importância de reservar um momento para relaxar antes do ENEM, dando como exemplo o projeto Anti-estresse que é desenvolvido pelo Serviço de Orientação Educacional e Psicológica (SOEP) do GGE, com objetivo principal de amenizar a tensão dos alunos. Dentre as diversas dinâmicas previstas no projeto, as turmas são estimuladas a escreverem uma carta para si, listando seus sonhos e o que esperam alcançar no futuro.

A psicóloga Tâmara (do SOEP de Caruaru) contou também sobre outra dinâmica do projeto Anti-estresse, que leva os participantes para fora da sala de aula, para vivenciarem atividades laborais e assim poderem ter mais momentos de relaxamento. Tâmara também deu dicas para o dia a dia dos vestibulandos, da importância de cuidar da alimentação, do sono, pois tudo isso reflete no cognitivo e no desempenho na hora da prova. Ela sugeriu que eles tentem relaxar durante a prova quando se sentirem sob pressão, tomando água ou indo ao banheiro.

Confira a íntegra da entrevista no site do jornal ABTV.

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.