Alunos aprendem sobre a importância dos limites na prática de exercícios físicos

Os benefícios da prática regular de atividade física para a saúde e bem-estar são muitos, entre eles: melhora a circulação sanguínea, diminui o risco de doenças cardiovasculares, alivia o estresse, ajuda a controlar o peso, mantém ossos, articulações e músculos saudáveis.

Mas você sabia que se exercitar de forma desregulada, com a falta de acompanhamento adequado e sem respeitar os limites do corpo, pode trazer problemas graves para a saúde? Pois é. Esse tema tão relevante é trazido de forma teórica e prática em nosso projeto “Conhecendo os limites durante o exercício físico”, uma iniciativa que contempla alunos do 1º ano do Ensino Médio, com discussões em sala e também a execução orientada de exercícios durante as aulas de Educação Física.

“É extremamente importante entender que, enquanto nos exercitamos, todos nós apresentamos limites individuais. Temos um repertório de funções, um arcabouço de capacidades físicas que não devem ser ultrapassados”, lembra o coordenador de Esportes do GGE Caruaru, Gandhi Florêncio

O reconhecimento das possibilidades corporais é vivenciado pelos alunos que participam do projeto e aprendem também sobre a importância da perseverança quando o assunto é resultado. Afinal, é preciso lembrar que os ganhos são a longo prazo e chegam de forma gradual, de acordo com a frequência e qualidade do desempenho dos movimentos.

“As conquistas obtidas pela prática regular de atividade física acontecem gradualmente. Portanto, em diversas situações, são necessários meses e até anos para atingir determinados objetivos. Esse é um dos grandes problemas das pessoas, principalmente dos jovens, a busca por resultados, quer sejam estéticos ou do desenvolvimento dos índices de saúde em intervalos curtos de tempo, muitas vezes ultrapassando limites específicos do organismo”, alerta Gandhi.

Veja alguns problemas causados pela ausência de limites na prática de exercícios físicos:

  • Lesões osteomusculares
  • Problemas cardiovasculares
  • Baixa da imunidade
  • Distúrbios de autoimagem

No projeto “Conhecendo os limites durante o exercício físico”, os alunos trabalham o controle da frequência cardíaca, durante o movimento corporal, e o funcionamento do sistema cardiorrespiratório, de acordo com o tipo de prática executada, entre exercícios aeróbios e anaeróbios. Através do Crossfit, treinos funcionais e grupos de corrida, professores demonstram como os exercícios físicos podem ser executados, em diferentes intensidades e de acordo com o nível de condicionamento de cada grupo: sedentários, iniciados e avançados.

Confira as fotos:

Notícias Relacionadas

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.