A importância dos alongamentos no período de aulas online

Uma série de exercícios de movimento estático que trabalha a musculatura e a postura corporal. Assim podem ser definidos os alongamentos. Em outras palavras, os alongamentos são exercícios em que a pessoa permanece por um determinado tempo em uma postura em que o músculo pretendido se mantém na sua extensão máxima. Pode parecer estranho, mas, na verdade, essa prática ajuda o corpo a relaxar, a ter uma postura correta, melhora a circulação sanguínea e acaba com dores musculares. Não são exercícios elaborados e de longa duração. Pelo contrário, é uma prática simples que demanda pouco tempo, mas que é de extrema importância para o bom funcionamento do corpo. Esta é, inclusive, uma prática essencial para os alunos que estão em casa diante do isolamento social e passam muito tempo na mesma posição.

De acordo com o coordenador de Esportes do GGE Caruaru, Gandhi Florencio, os alongamentos podem ser realizados diariamente sem restrição nem de idade, nem de composição corporal.

É uma prática que melhora a flexibilidade, o fluxo sanguíneo, a postura e dá mais disposição. Neste período em que passamos muito tempo em frente à tela do computador, essa é uma prática bastante recomendada para conseguir movimentar o corpo e aumentar a circulação sanguínea”, orienta.

Ou seja, os alongamentos podem ser realizados toda vez que você sentir vontade. No trabalho, no carro, assistindo TV, usando o computador, após ficar muito tempo deitado… O que importa é reservar um tempinho para realizar o exercício. “É uma atividade física para qualquer pessoa e em qualquer faixa etária. São apenas cinco minutos, mas que fazem uma diferença gigantesca na rotina”, ressalta Gandhi Florencio. Segundo ele, a importância de fazer alongamento todos os dias está bastante associada ao favorecimento de ânimo ao indivíduo quando executa diversas atividades diárias.

A primeira série de alongamentos deve ser realizada logo ao despertar.

Neste caso, além de relaxar a musculatura, desperta o prazer, facilitando o desenvolvimento das tarefas ao longo do dia. É uma forma também de relaxar a mente para encarar todos os desafios da rotina. O lado psicológico é, inclusive, um dos mais beneficiados pela realização do alongamento. Isso porque os exercícios fazem com que o cérebro libere serotonina, que é um hormônio que ajuda na regulação do humor. Esta reação provoca um maior relaxamento da mente, o que é de extrema importância para o bem estar.

Para reativar a circulação, a orientação é de que a série de exercícios seja realizada a cada duas horas. Cada série tem duração média de cinco minutos.

Para os alunos que passam muito tempo no computador, é preciso alongar as mãos porque os movimentos no computador são muito repetitivos. É também importante alongar a coluna evitando dores lombares. Além disso, as pernas ficam muito tempo imóveis, por isso também é importante fazer o alongamento dessa região”, explica Gandhi Florencio.

Quer aprender uma série de alongamentos que possam ser realizados em casa? Veja o vídeo que o professor Gandhi Florencio preparou:

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