“A relação de confiança é extremamente importante ao andamento da rotina escolar, por isso, precisa ser um dos maiores investimentos da escola. O profissional precisa se conectar com a criança desde o primeiro momento na escola. Independentemente da função, o adulto do ambiente escolar precisa se interessar por cada criança e respeitá-la enquanto um ser humano único e dotado de particulares. Entender e praticar essa conexão garante que as crianças se sintam seguras nesse ambiente e possam se abrir a essa nova experiência de maneira positiva, obtendo os melhores resultados pedagógicos e de inter-relações”, afirma a gestora da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 do GGE Boa Viagem, Nayana Paiva.
Para dar uma formação mais ampla às cuidadoras das turminhas do infantil, o Colégio GGE solicitou à equipe da empresa Babá dos Sonhos uma adaptação do programa de formação de babás para este contexto escolar. Assim, a empresa, especializada em treinamento de babás, oferece periodicamente um treinamento para a equipe de cuidadoras do GGE, que contempla temas que abrangem desde a saúde da criança, hábitos de higiene, comunicação, primeiros socorros, como prevenir acidentes, alimentação e até mesmo formação técnica acerca do desenvolvimento esperado para cada faixa etária.
“Ampliar o olhar das cuidadoras, oportunizando que elas compreendam que essa é uma fase que exige sensibilidade e respeito em cada situação, é um dos grandes diferenciais desse serviço em nossa escola, fazendo com que as crianças se sintam seguras e assistidas mesmo em atividades simples da rotina. Esse vínculo é extremamente importante e auxilia também o desenvolvimento pedagógico dos alunos”, ressalta Nayana.
Tendo em mente que o processo de cuidar exige total entrega e atenção, no treinamento, a equipe de profissionais que atua com as crianças – inclusive a equipe pedagógica – recebe orientações também sobre o tom de voz, expressões e postura. “Entendemos que esses profissionais são referenciais às crianças nessa fase do início da vida escolar e o nosso objetivo é que elas tenham a experiência mais positiva possível com os adultos que passam a fazer parte da rotina de cada uma delas”, explica Nayana.
Os cuidados pessoais também são abordados. Neste caso, a principal preocupação é evitar pontos de distração para a criança como, por exemplo, cabelos soltos, unhas compridas ou excesso de acessórios.
Além disso, de acordo com a gestora do GGE Boa Viagem, ao início de cada ano letivo, toda a equipe escolar imerge em uma semana de formações e treinamentos acerca de suas funções.
“Nesse momento, além de reforçar as expectativas e objetivos do ano letivo, aproveitamos para relembrar os pilares dessa formação que é mais geral, além de elaborar outros momentos formativos com base nos aspectos que a coordenação entende que é necessário à rotina, ou de acordo com as melhorias que serão implementadas”, detalha Nayana.
Deixe uma Resposta
Deseja deixar seu comentário?Comente e participe! Sua opinião é muito importante.