Nesta unidade I, as nossas turminhas do 9º ano vivenciaram o projeto Medidinha Certa nas aulas de Educação Física que aborda fatores importantes influenciadores no bem estar, no desempenho físico e cognitivo dos alunos, com ênfase na tríade alimentação-exercícios-descanso.

Dentre os conteúdos estudados, está a orientação alimentar com base nos modelos atuais da pirâmide alimentar na qual foi alertado de forma preventiva quanto aos distúrbios alimentares e da autoimagem, como anorexia nervosa, bulimia e vigorexia menos conhecida, mas também muito prejudicial à saúde.

O intuito do projeto é aproximá-los da prática de exercícios dentro e fora do âmbito escolar através da realização de uma avaliação física com base em testes físicos científicos adequados e adaptados a faixa etária e gênero, como aferição de pressão arterial, frequência cardíaca em repouso e de capacidade cardiorrespiratório sendo estes testes metabólicos. Enquanto que força, resistência e e flexibilidade como sendo os neuromotores e os antropométricos peso, altura e circunferências corporais destacando cintura e quadril. Assim, cada aluno pode realizar e conhecer seu desempenho classificando seus próprios resultados, facilitando desta forma o entendimento para o assunto.

A partir disso, os estudantes têm conhecimento do seu estado físico e podem optar pelas atividades mais adequadas ao seu estado físico. De acordo com a via metabólica indicada pelo resultado da avaliação física, pode ser aeróbica e anaeróbica, pois possuem características diferentes, diferenciando-se pela intensidade e duração. Aprenderam também a controlar a intensidade do exercício por meio da frequência cardíaca durante os exercícios, realizando desta forma uma atividade com mais segurança e conforto, bem como otimizando os resultados desejados.

Confira as fotos do projeto Medidinha Certa das turminhas do 9º ano:

0 respostas

Deixe uma Resposta

Deseja deixar seu comentário?
Comente e participe! Sua opinião é muito importante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.