O sistema V4 foi desenvolvido e aperfeiçoado pelo GGE durante 22 anos, com objetivo de tornar mais eficientes os processos de acompanhamento pedagógico e formativo no âmbito escolar. Além disso, o v4 integra ferramentas de suporte para toda a equipe pedagógica (professores, coordenadores pedagógicos, coordenadores formativos, psicólogos e gestores), estabelecendo também canais de comunicação entre os mesmos. Conforme consolida os dados, o sistema auxilia na identificação de pontos de melhoria nas rotinas, baseando-se em processos de avaliação, interpretação de indicadores e entrega de feedbacks.

O V4 baseia-se em três vetores sinérgicos (Integração, Acompanhamento e Comunicação) que abrangem todos os agentes — rotinas, conteúdos programáticos e projetos pedagógicos da escola — proporcionando informações relevantes a docentes, alunos, pais e equipe pedagógica, que podem acessar indicadores através de plataforma online.

PORTAL DO ALUNO

O portal do aluno do Colégio GGE oferece acesso rápido a toda a rotina pedagógica da escola, em qualquer hora e lugar.

Seja através do aplicativo para celulares (disponível para Android e iOS) ou pelo desktop, o aluno pode acessar seu painel pessoal com recursos e ferramentas de acompanhamento formativo, como o calendário letivo, mensagens, circulares, conteúdos didáticos ou tarefas de casa disponibilizados pelos professores, boletins de notas de avaliações com gráficos comparativos, registros sobre seu comportamento, histórico de atendimentos recebidos por cada membro da equipe pedagógica, plantão pedagógico, resultados em exames e simulados, acompanhamento dos conteúdos ministrados pelos professores em sala de aula com links para estudo online, pesquisas de opinião e ouvidoria, entre outras funcionalidades.

Todas as ferramentas são disseminadas através de um processo sistêmico de comunicação, em que os dados de cada aluno são acompanhados por meio de relatórios. Além disso, com o auxílio do aplicativo, o aluno ou os responsáveis recebem alertas sobre as ocorrências mais relevantes.

EXAME DE VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM (EVA)

Quando seu filho recebe uma nota 10, você já se perguntou se o desempenho dele foi realmente bom ou se a prova estava muito fácil? O Exame de Verificação de Aprendizagem (EVA) foi desenvolvido pelo Colégio GGE para garantir que as notas de nossos alunos nas avaliações sejam um reflexo real do conhecimento adquirido por eles acerca do conteúdo programado para a disciplina.

A cada bimestre, uma banca de professores do Sistema GGE de Ensino desenvolve uma avaliação baseada nos exercícios de nosso material didático, criando assim o Exame de Verificação de Aprendizado, que é aplicado para nossas turmas do Ensino Fundamental 2 e Médio.

Após cada exame, pais e alunos recebem um plano de estudos individual, com indicação de que pontos devem melhorar em cada disciplina e em quais capítulos de nosso material didático devem focar seus estudos para conseguirem impulsionar seu aprendizado. Além disso, o aluno tem acesso a vídeos da resolução das questões em que ele apresentou dificuldade.

ACOMPANHAMENTO FORMATIVO DO ALUNO (AFA)

Permite a visualização do histórico disciplinar do seu filho no decorrer do ano letivo. Nele, estarão discriminadas todas as ocorrências de ordem pedagógica e disciplinar do aluno, as ações de orientação psicopedagógicas e os atendimentos prestados ao aluno e à família por parte do colégio.

Para recuperar o conceito do seu filho, os coordenadores e professores discutem ações de orientação pedagógica e disciplinar, as quais podem ser monitoradas tanto pela equipe do Colégio GGE quanto pela família.

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

No seu trabalho, você já foi formalmente avaliado? A avaliação de desempenho é uma ferramenta importante na gestão de equipes, pois permite que as empresas garantam a qualidade de seus serviços. Por meio dela, é possível fazer uma análise panorâmica e profunda, podendo identificar pontos fortes, bem como aqueles que precisam ser melhorados como um todo ou individualmente.

O Colégio GGE utiliza uma metodologia de acompanhamento específica para mensurar o desempenho de seu corpo docente: a Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem. Através dela, os alunos são convidados a avaliarem seus professores, de maneira quantitativa e qualitativa.
.

AGENDA DIÁRIA

Aqui se acompanha toda a rotina diária na escola, como os conteúdos ministrados pelos professores em cada aula, as tarefas para casa, o planejamento programático de cada disciplina (ementas curriculares bimestrais) e o percentual de planejamento cumprido por cada professor até aquela data, entre outras informações.

BOLETIM GRÁFICO

Os alunos e seus responsáveis podem consultar e realizar o acompanhamento das avaliações em todas as matérias durante todo o ano letivo, inclusive das notas obtidas em 2ª chamada e os cálculos automáticos de notas mínimas necessárias em eventuais recuperações. As notas abaixo da média são exibidas na cor vermelha, facilitando a identificação das disciplinas com maior necessidade de atenção.

DREAM GAME

O Dream Game é o projeto de gamificação do Colégio GGE, que proporciona aos alunos do Ensino Fundamental 2 a possibilidade de testarem o próprio conhecimento em uma plataforma online, lúdica e interativa.

Além de atuar na avaliação de conhecimento (com a arrecadação de moedas virtuais chamadas Braincoins), os alunos sobem no ranking também de acordo com o comportamento no ambiente escolar (recebendo Heartcoins a cada bom exemplo de conduta). Essas moedas podem ser trocadas, através de uma loja virtual disponível no aplicativo do Dream Game, por diversos brindes reais – como bicicleta, aparelhos eletrônicos, lanches, fardamentos, ingressos de cinema, materiais esportivos, livros – e até por pontuação extra em algumas disciplinas.

O Dream Game se traduz em uma maneira eficiente de tratar quaisquer conteúdos já trabalhados em sala de aula, utilizando-se dos diversos elementos presentes em jogos. É um parceiro para consolidar o aprendizado proporcionado pela educação tradicional, de efeito contagiante e motivacional, além de indicar para os alunos e seus familiares possíveis déficits de aprendizagem.

Além de avaliar o próprio progresso, os alunos têm condições de aferir como estão colocados em relação aos colegas. Para isso, há uma divulgação semanal dos rankings por cada sala, série e por unidade. Como resultado, temos um clima de competição saudável se fazendo presente tanto no ambiente virtual quanto dentro e fora das salas de aula. Para reforçar a perenidade desse sentimento, a escola vai promover, no fim do ano, uma gincana presencial de conhecimento com os melhores colocados do Dream Game.

Ao desenvolver e aplicar uma ferramenta como esta, o colégio se mostra engajado em acompanhar as expectativas do novo perfil de aluno, assim como os anseios dos pais, cada vez mais presentes no processo educativo. Esse tipo de inovação está no DNA do GGE, e ganha corpo por meio do Sistema GGE de Ensino, capaz de compreender o cenário atual e direcionar os esforços com um olhar para o futuro.

NOTÍCIAS RELACIONADAS