Colégio GGE – Recife-PE

Institucional

Palavra da direção

Houve um tempo em que falar de educação para crianças e jovens direcionava todas as responsabilidades aos pais e à estrutura familiar. Apenas quando se desmembrou a palavra em seu real sentido pôde-se perceber a importância das instituições de ensino enquanto formadoras de cidadãos e, portanto, umas das principais aliadas no processo educacional. Hoje, acreditamos que educação no seu sentido mais amplo significa estabelecer uma relação direta entre a família e a escola.

“ À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar através dele.”

O fragmento acima faz parte do Relatório Jacques Delors, criado em 1993, quando a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – reuniu especialistas de todo o mundo para discutir os desafios e propor soluções sobre a educação necessária para o Século XXI.

Foi constatado que os progressos científicos e tecnológicos da humanidade nas últimas décadas vieram acompanhados de um processo perverso de exclusões e desigualdades sociais para a maioria das populações. Além disso, registrou-se a conscientização crescente dos perigos que ameaçam nosso ambiente natural, mas sem que se afirmem vontades ou se disponibilizem meios para a resolução desses problemas.

Tendo em vista a necessidade de definir parâmetros e soluções eficazes para os problemas apontados, o relatório propôs repensar nossas sociedades atuais e renová-las a partir de políticas educacionais adaptadas à contemporaneidade, respeitando naturalmente as características próprias de cada sociedade, de cada país. Foram então definidos os quatro pilares básicos da Educação necessária para o Século XXI, assim ordenados: aprender a conhecer, a fazer, a viver juntos, a ser.

A perseguição da qualidade e da excelência no ensino por parte do Colégio GGE baseia-se, portanto, no princípio de que um alto nível de formação é fundamental para a inserção de nossos alunos em um mundo cada vez mais competitivo e demandante de soluções.

Desta forma, o Colégio GGE visa formar, mais do que futuros universitários ou profissionais, cidadãos capazes de contribuir para o engrandecimento de nossa sociedade. Para isso, renova constantemente seu compromisso com uma educação ampla e de qualidade.

Educação para toda a vida!