Colégio GGE – Recife-PE

Home  »   Reportagens  »  Aulas vivenciadas  »  Detalhe

Alunos da 5ª série estudam conceitos da termodinâmica a partir da confecção de picolés instantâneos

Meio minuto. Este é o tempo necessário para a solidificação de um picolé. A experiência foi feita por alunos da 5ª série, na terceira semana de agosto.

A experiência, proposta pelo professor Marcos Alexandre Barros, mostrou principalmente a diminuição do ponto de fusão, decorrente da adição do Cloreto de Sódio (sal) ao gelo, provocando a aceleração do processo de solidificação dos picolés.

O envolvimento dos alunos nos experimentos criou o clima ideal para o professor abordar conceitos científicos básicos como ponto de fusão, mudança de fase, dissolução na água e características das substâncias. “Os alunos do fundamental são apaixonados por aulas experimentais. O Colégio GGE têm estimulado os professores a usarem os laboratórios, criando assim um espaço prazeroso para as aulas de ciências”, explicou.

A experiência é bastante simples: os alunos confeccionam os picolés em sacos plásticos e, em seguida, os mergulham em um saco maior cheio de gelo picado com sal. Após mexer o saco por trinta segundos, aproximadamente, o saco de picolé passa do estado líquido para o sólido.

[nggallery id=33]

Enviar um comentário