Colégio GGE – Recife-PE

Home  »   Reportagens  »  Aulas vivenciadas  »  Detalhe

Alunos transformam cozinha em laboratório

O que têm em comum físicos, químicos, biólogos e chefes de cozinha? Todos trabalham com fórmulas, quer sejam químicas, quer sejam as de um bolo de limão. A demonstração prática dessas afinidades os alunos da 7ª série tiveram em uma deliciosa aula de Biologia com o professor Marcos Alexandre, no último dia 27 de abril.

A partir do conteúdo vivenciado em sala de aula (Propriedades e conservação dos alimentos), os alunos foram literalmente para a cozinha do GGE III. Organizados em grupos, os alunos prepararam seis deliciosos bolos de limão, alguns com cobertura. Os alunos investigaram a composição de todos os ingredientes envolvidos na preparação, calcularam as calorias presentes na iguaria e discutiram sobre os métodos para conservação dos alimentos.

Segundo o professor Marcos, um bolo fofo rege-se pelos mesmos princípios que as esponjas químicas. A acompanhar o bolo pode juntar um batido anti-radical de laranja, limão e papaia, frutos com capacidades anti-oxidantes que combatem os radicais livres que impedem o bom funcionamento das nossas células.

A aula foi regada a muita animação e os conteúdos brilhantemente trabalhados. Depois de prontos, os bolos foram saboreados durante o recreio. No GGE I os alunos já estão envolvidos em um projeto de pesquisa sobre alimentos diets e lights. Aguardem!

[nggallery id=29]

Enviar um comentário