Colégio GGE – Recife-PE

Home  »   Reportagens  »  Vídeos  »  Detalhe

Conheça o ritmo coco e seus instrumentos musicais

Coco é um gênero musical típico das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Segundo pesquisadores, este ritmo tem uma origem incerta nos engenhos ou nas comunidades de catadores de coco, tendo migrado, posteriormente, para o litoral dos estados de Alagoas, Paraíba e Pernambuco. Caracterizado por músicas de letra simples, provenientes do canto dos tiradores de coco, o Coco foi se transformando também em dança.

Os principais instrumentos que compõem as músicas são zabumba, pandeiro e ganzá. No entanto, em algumas versões um repicar acelerado de tamancos de madeira acompanha a cadência do ritmo, usados para imitar o barulho do coco sendo quebrado.

Este estilo musical influenciou diversos compositores populares, como Alceu Valença, Chico Science e até bandas de rock pernambucanas. Além disso, as músicas de Dona Selma do Coco fazem sucesso com públicos de várias idades até hoje.

Para apresentar os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental 1 este ritmo tão tipicamente nordestino, o professor de música Ebis Dias Filho, em parceria com o GGETV, desenvolveu um vídeo divertido e educativo, que apresenta os principais instrumentos musicais do Coco.

Aperte o play e confira o resultado:

Gostou? Então, cadastre-se no canal do GGETV para receber vídeos em primeira mão!

Enviar um comentário