Colégio GGE – Recife-PE

Home  »   Reportagens  »  Aulas vivenciadas  »  Detalhe

GGE estimula a pesquisa científica no Ensino Fundamental

Estimular o aluno à verdadeira pesquisa científica. Este é o objetivo do workshop ministrado pelo professor de biologia Marcos Alexandre, no GGE III (segunda-feira, 16/09) e no GGE III (terça-feira, 17/08). O trabalho faz parte da preparação para a Mostra de Iniciação Científica do GGE – MIC 2004, evento que reúne a produção científica dos alunos do Ensino Fundamental e Médio do GGE.

Tentando desvincular o termo “pesquisa científica” das ciências exatas – especialmente da química e da biologia -, o professor Marcos mostrou aos alunos que a metodologia de pesquisa científica aplica-se também às chamadas “ciências humanas”. “Todas as áreas do conhecimento são ciências. Portanto, é preciso usar a metodologia científica, mesmo que o tema escolhido seja A História do Rock”, exemplificou.

A exemplo dos alunos do Ensino Médio, que na semana anterior receberam orientações sobre a metodologia científica, os alunos do Fundamental também foram orientados sobre cada etapa da pesquisa (escolha do tema, definição de objetivos, metodologia, fundamentação teórica, conclusão e bibliografia). “Os trabalhos não devem ser apenas exposições de assuntos. É preciso exercitar a verdadeira pesquisa científica”, concluiu.

Para por a teoria em prática, os alunos reuniram-se em grupos, recebendo orientações individuais dos professores Marcos, Ivanyze Marques e da Coordenadora Geral Pedagógica

Enviar um comentário